Marina Silva ao lado da ministra Alema Svenja Schulze_Foto José Cr_Agência Brasil.jpg
PRIORIDADE

Fundo Amazônia destinará recursos para ajuda aos Yanomami

Dinheiro será usado em ações emergenciais de combate à crise humanitária vivida pelos indígenas, em Roraima.

Da Redação

Com informações da Agência Brasil e de O Liberal

31/01/2023

Marina Silva_Foto José Cr_Agência Brasil.jpg
Marina Silva - Foto: José CR/Agência Brasil 

Uma das prioridades na destinação dos recursos do Fundo Amazônia para ações emergenciais será o financiamento das operações de segurança voltadas para expulsar garimpeiros da região onde vivem os yanomami, em Roraima. O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ao lado da ministra da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze, durante coletiva à imprensa, em 30 de janeiro.

“Essas ações emergenciais estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem desde a questão da saúde, o tratamento da grave situação de fome que está assolando essas comunidades, a parte da segurança”, detalhou Marina.

Durante a coletiva, a ministra alemã anunciou a liberação de cerca de 200 milhões de euros a serem empenhados em ações ambientais no Brasil num período de 100 dias. Esse aporte total inclui 35 milhões de euros (mais de 193 milhões de reais) para o Fundo Amazônia e 31 milhões de euros para apoio a Estados da Amazônia que queiram desenvolver projetos de proteção e de uso sustentável das florestas.

O restante dos recursos anunciados pelo governo alemão devem ser aplicados em outras iniciativas que incluem: 29,5 milhões de euros em apoio a um fundo garantidor de eficiência energética para pequenas e médias empresas, com contribuição direta a investimentos privados em eficiência energética; e 5,37 milhões de euros em projeto de consultoria para o fomento de energias renováveis na indústria e no setor de transportes.

Estão previstos ainda 13,1 milhões de euros em projeto voltado ao apoio a pequenos agricultores em ações de reflorestamento de suas terras; 80 milhões de euros para oferta de linhas de crédito para agricultores - a juros reduzidos; e 9 milhões em apoio a cadeias de abastecimento sustentáveis.