Paradoxo Amazonico Foto tarso Sarraf (4).jpg
BIOMA

Dia da Amazônia: região de história, ciência e artes

No Liberal Amazon você encontra informações que ajudam a ter um olhar mais amplo desta região que ocupa quase 60% do território brasileiro e que é tão diversa e importante para a vida no planeta.

Alice Martins

02/09/2022

Dia 05 de setembro é o Dia da Amazônia, data comemorativa que, anualmente, reforça a importância de preservar esse bioma. A ocasião é ainda uma oportunidade de celebrar a diversidade e a riqueza que a região amazônica agrega.

Com uma extensão territorial quase oito vezes maior que a França, a Amazônia Brasileira ocupa quase 60% do território nacional e abriga uma imensidão de pessoas, plantas e animais. Nesta reportagem, listamos uma série de informações, em texto e imagens já produzidas pelo Liberal Amazon, que ajudarão você a conhecer, ou entender melhor essa região que é tão diversa, repleta de paradoxos e tão importante para o presente e o futuro global.

Apesar das riquezas naturais reconhecidas globalmente, a Amazônia brasileira concentra os piores indicadores de desenvolvimento social do país.

A região da maior floresta tropical do mundo também sofre com o avanço das queimadas e desmatamentos. Um relatório divulgado este ano pelo MapBiomas apresentou a preocupante estimativa de que, a cada segundo, 18 árvores são derrubadas na Amazônia. 

Conhecer a importância e a diversidade amazônica é o primeiro passo para cobrar  políticas públicas das autoridades e, neste, que é um ano tão relevante para os brasileiros, com eleições majoritárias em outubro, cada oportunidade de aprender sobre a região é um convite que não pode ser ignorado. 

Dentre os polos urbanos da Amazônia brasileira, Belém, capital do Pará e primeira capital da região, é uma cidade que preserva memórias na arquitetura, na política e na economia

Já Monte Alegre, oeste do Pará, é um rico exemplo de como a Amazônia abriga antigos registros da ocupação humana das Américas e possui espaços de turismo ecológico para além das florestas. 

foto principal da materia - Baton Foto Andria Almeida  (55).jpeg
Pesquisadores da Ufopa, no Pará, criaram um batom vegano feito a partir da fruta jambo - Foto: Andria Almeida

Ciência e natureza em benefício da saúde e geração de renda

A Amazônia tem a maior biodiversidade do planeta e, em suas matas, pesquisadores buscam soluções que, muitas vezes, já são historicamente utilizadas pelos povos originários. 

Pesquisas utilizando plantas medicinais para o combate a diferentes doenças, como Alzheimer e diabetes são, cada vez mais, frequentes

Na natureza, também é possível encontrar alternativas para geração de emprego e renda. Em Santarém, também no oeste do Pará, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está produzindo um batom vegano (sem qualquer substância de origem animal) a partir da fruta jambo e de caroços e sementes de outros insumos da natureza. O intuito é oferecer um produto ecologicamente correto e com baixo custo aos consumidores. 

As startups, empresas de base tecnológica que buscam soluções para produtos e serviços, têm ganhado cada vez mais espaço na região, e especialmente no território paraense. Uma delas, a Biomimética Biotecnologia, desenvolve uma película comestível. Imperceptível ao olho humano e feita a partir de cascas de frutas, ela prolonga o tempo de prateleira dos alimentos.

Dia da Amazônia é instituído por Lei

No Brasil, o Dia da Amazônia foi criado em 2008, por meio da lei federal 11.621/2007. Desde então, todos os anos 05 de setembro reforça a importância do bioma amazônico, que é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático de todo o planeta.

Para conferir a beleza dos povos e paisagens que aqui habitam, visite  a Exposição Virtual do site Liberal Amazon. No trabalho de Luiz Braga, a escolha por obras em preto e branco retratam expressões, momentos e vivências do povo amazônico. Já na galeria de João Ramid, fotojornalismo, publicidade, arquitetura e arte estão reunidos para revelar a variedade da Amazônia.

Na galeria de vídeos do projeto, você pode também pode conferir mais sobre as cores, cheiros e sabores amazônicos. Acesse e não deixe de acompanhar esses e outros conteúdos desenvolvidos para mostrar a região pelos olhos de quem conhece, estuda, pesquisa e vive a Amazônia. 

mangal DAS GARCAS PAssaro, BVELEM, PARA.jpg
Na seção Exposição Virtual, você encontra a Amazônia pelos olhos de fotógrafos como João Ramid