1672950658_2d0bbf_vou_passando_pelo_rio_1.jpg
CONTEÚDO DE MARCA

Educação ambiental e bom relacionamento com a comunidade amazônica são prioridades para Alcoa Juruti

Atividades levam mensagens de cidadania, sustentabilidade e segurança para todo o município

Marina Pereira

26/01/2023

Cidadania, sustentabilidade e segurança são partes integrantes da cultura e da estratégia principal da Alcoa como uma empresa de mineração e metais na Amazônia. Entre as ações realizadas no município de Juruti, cidade localizada no oeste paraense, a mineradora investe em programas que visam a preservação do meio ambiente, a saúde e a segurança dos trabalhadores e da comunidade do entorno, além da boa convivência com as operações da mina. 

1672950653_18831b_espia_o_trem__comunidade_lago_preto_1.jpg
“Espia o Trem” promove ações de segurança em Juruti - Foto: Divulgação/ Alcoa

Visando a conscientização de todos para a manutenção da segurança no tráfego ferroviário da mina, a Alcoa Juruti criou no ano de 2009 o programa "Espia o Trem", expressão que ficou popular entre os moradores por conta do vai e vem dos vagões, que objetiva a convivência harmoniosa entre as atividades da ferrovia e os residentes da região. Entre junho e dezembro de 2022, o ‘Espia o Trem’ alcançou 125 famílias em 22 comunidades e 5 assentamentos.

As atividades acontecem de forma cultural e pedagógica, utilizando interações teatrais, contação de histórias e exibição de filmes. Tudo para garantir que haja um convívio seguro de todos os públicos que se relacionam com a ferrovia. A mensagem também é levada a professores e alunos em escolas e associações do município, orientando as comunidades sobre os cuidados preventivos que devem ser adotados por quem mora próximo à ferrovia.

Olhando para o viés dos rios, a mineradora criou também o programa “Vou Passando Pelo Rio” que conversa com os ribeirinhos do município acerca dos cuidados necessários sobre a segurança das pequenas embarcações que trafegam pelo rio nas áreas próximas ao píer do porto da Alcoa. As ações contam com blitz educativas, palestras e a distribuição de materiais orientativos para os residentes da região. Em 2022, cerca de 11 comunidades da área de influência direta receberam as atividades do programa. 

Outro ponto que merece destaque para a Alcoa é a fauna amazônica. O projeto “Animais Eu Protejo” ajudou mais de 300 animais que foram cuidados e voltaram para a natureza. A campanha tem como objetivo prevenir incidentes com animais e prestar assistência veterinária para aqueles que estiverem em situação de risco ou feridos. Após o resgate, eles são levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), que possui uma estrutura preparada na mina da Alcoa, com profissionais e equipamentos disponíveis 24h.

Percorremos diversas comunidades, no entorno da ferrovia, na área de influência do píer do porto, na várzea ou na terra firme. Contemplamos um número muito significativo de pessoas, seja na área urbana ou rural, sendo um trabalho gratificante, que pretendemos ampliar em 2023”, explica Sabrina Batista, educadora ambiental do Departamento de Biodiversidade da Alcoa. 

Já a doação de mudas de plantas, liderada por funcionários da Alcoa, envolve muita gente desde a preparação das mudas ornamentais, frutíferas e florestais. Comunidades, organizações municipais e instituições locais são mobilizadas nas distribuições, que neste ano, resultaram na doação de mais de 28 mil delas por todo o município.