O Hidromel Uruçun se destacou no Inova Amazônia, missão Alemanha, do Sebrae. O produto amazônico, que surgiu em 2019 a partir de um estudo com abelhas nativas sem ferrão, impacta hoje diretamente sobre a vida de quase 2.800 pessoas, ao gerar renda para 300 famílias da região.
A pioneira do negócio é Ana Lídia Zoni, que mapeou a cadeia produtiva da espécie e utilizou esse mel para desenvolver uma bebida alcoólica que trouxesse benefícios à saúde, mas apresentasse o sabor único e particular da floresta amazônica. O empreendimento é desenvolvido no Parque de Ciência e Tecnologia, localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Por meio do investidor alemão Sebastian Kielmann, dono da empresa Brasmel UG, o produto será exportado para o Porto de Hamburgo, na Alemanha.
“O projeto foi aprovado em editais como o Inova Amazônia, que oferece um curso de imersão no meu país de origem, com a proposta de bebidas e elementos. Estamos preparados para mostrar os encantos da Amazônia para o mundo”, afirma Kielmann.
A oportunidade Missão Brasil-Alemanha é exclusiva para as empresas e startups participantes da fase de aceleração do Programa Inova Amazônia Sebrae, para possibilitar o acesso ao mercado europeu.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)