Lula visita os Yanomami em Roraima_jan2023_Foto_Ricardo Stuckert_Palácio do Planalto.jpeg
YANOMAMI

"Vamos tratar nossos indígenas como seres humanos", diz Lula durante visita a Roraima

Presidente prometeu levar transporte e atendimento médico aos indígenas, além de acabar com o garimpo ilegal que atinge a terra Yanomami

O Liberal

Com informações do G1 Roraima e a Agência Brasil.

23/01/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou neste sábado (21) o hospital e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, em Boa Vista, no estado de Roraima, e disse que a situação dos povos yanomamis é desumana. Ele disse que vai levar transporte e atendimento médico aos indígenas, além de acabar com o garimpo ilegal na região. Lula viajou acompanhado de vários ministros de Estado e da primeira-dama, Janja Silva. Com informações do G1 Roraima e a Agência Brasil.

Lula esteve em Boa Vista para verificar a crise sanitária que atinge os yanomamis. A situação matou 570 crianças nos últimos anos, sendo que quase a metade era menor de um ano de idade. No ano passado, foram registrados 11.530 casos de malária na terra Yanomami.

_Lula visita os Yanomami em Roraima_jan2023_Foto_Ricardo Stuckert_Palácio do Planalto.jpeg
Presidente esteve em Roraima para verificar a crise sanitária que já matou 570 crianças yanomamis - Foto: Ricardo Stuckert/ Palácio do Planalto

“Se alguém me contasse que aqui em Roraima tinham pessoas sendo tratadas de forma desumana como o povo yanomami é tratado aqui, eu não acreditaria”, disse o presidente. “Nós vamos tratar os nossos indígenas como seres humanos, responsáveis por parte daquilo que nós somos”, destacou.

A casa de apoio que Lula acompanhou conta, atualmente, com 700 indígenas sendo atendidos. A maioria dos casos são crianças com desnutrição grave.

O presidente disse que umas ações com prioridade é a organização da rede logística para o transporte de suprimentos e das pessoas entre as aldeias e a cidade, como a melhoria de pistas de pouso de aeronaves em regiões mais próximas às comunidades. “Não pode ser feito em poucas horas, mas meu compromisso é de fazer”, disse Lula.

Fiz o compromisso com os irmãos [indígenas] que vamos dar a eles a dignidade que eles merecem na saúde, na educação, na alimentação, no direito de ir e vir para fazer as coisas que eles necessitam na cidade" - Luiz Inácio Lula da Silva

Outros 200 indígenas que estão na casa de apoio em Boa Vista tiveram alta, mas não conseguiram retornar ainda por falta de transporte. “Fiz o compromisso com os irmãos [indígenas] que vamos dar a eles a dignidade que eles merecem na saúde, na educação, na alimentação, no direito de ir e vir para fazer as coisas que eles necessitam na cidade”, completou Lula.

O Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami foi criado na sexta-feira (20) para falar sobre as medidas a serem adotadas, além de ajuda na articulação dos interpoderes e interfederativa. 
Pela situação apresentada com o povo yanomami, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combater à dessasistências sanitária dos povos que vivem no território indígenas Yanomami.

A previsão é de que profissionais da Força Nacional do SUS comecem a chegar em Roraima na segunda-feira (23). Além disso, as Forças Armadas montarão um hospital de campanha perto da casa de apoio, em Boa Vista. Insumos médicos e alimento serão enviados pelo governo para as comunidades.

De acordo com a Agência Brasil, a terra indígena Yanomami é a maior do país, em termos de extensão territorial, mas sofre com a invasão de garimpeiros. A contaminação da terra e da água pelo mercúrio utilizado no garimpo impacta na disponibilidade de alimento aos indígenas.

Lula afirmou combater as ilegalidades na área. “Sei da dificuldade de tirar o garimpo ilegal, já se tentou outras vezes e eles voltam”, argumentou.
“Mas nós vamos levar muito a sério de acabar com qualquer garimpo ilegal e mesmo que seja uma terra que tenha autorização da agência para fazer pesquisa, eles podem fazer pesquisa sem destruir a água, a floresta e sem colocar em risco a vida das pessoas que dependem da água para sobreviver”, afirmou Lula. “É importante as pessoas saberem que esse país mudou de governo e o governo agora vai agir com a seriedade no tratamento do povo que esse país tinha esquecido”, completou.

No ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou a retomada de ações de proteção e operações policiais contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Em novem de 2022, a entidade apresentou ao Ministério da Saúde pedido de intervenção em um dos distritos sanitários locais por suspeita de desvios de recursos públicos.