20220811ATUJOGOLIMPO - LIVE - AMAZON CHEQUE - FT - TARSO SARRAF_ (7).JPG
Eleições

Jornalistas lançam projetos inovadores para combater a desinformação eleitoral no Brasil

Novas ferramentas e estratégias de divulgação de conteúdos factuais à novas audiências. Conheça os produtos do "Jogo Limpo"

O Liberal

Por International Center of Journalists

13/08/2022

Equipes de jornalistas lançam novas ferramentas e recursos para ajudar os eleitores brasileiros a identificar a desinformação e fazer escolhas mais conscientes durante a campanha eleitoral de 2022 que começa este mês. Os projetos inovadores - desenvolvidos como parte da iniciativa Jogo Limpo - incluem desde um bot de checagem de fatos em vídeo e uma campanha de influenciadores até técnicas de gamificação para atingir os jovens.

Os jornalistas passaram três meses trabalhando com mentores especializados e receberam até US$ 25.000 para desenvolver cada um dos seis projetos. O International Center for Journalists (ICFJ) administra o Jogo Limpo, que é apoiado pelo YouTube Brasil.

“As equipes do Jogo Limpo desenvolveram formas inovadoras para ajudar os eleitores no Brasil a discernir o fato da ficção, o que é absolutamente crucial, dada a ameaça que a desinformação representa para eleições livres e justas”, disse Johanna Carrillo, vice-presidente de programas do ICFJ. “Não existe uma solução única, mas esses esforços combinados farão a diferença no Brasil e no mundo, uma vez que jornalistas da rede do ICFJ de outros países aprendem com as novas abordagens.”

O ICFJ realizou um painel no dia 11 de agosto com representantes de cada equipe do Jogo Limpo para discutir as próximas eleições e compartilhar detalhes sobre os projetos. A campanha eleitoral do Brasil para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais começa oficialmente em 16 de agosto. A eleição está marcada para 2 de outubro.

“O apoio do YouTube ao Programa Jogo Limpo é um exemplo do nosso compromisso em promover e incentivar a produção de conteúdos confiáveis e oferecê-los na plataforma. Os projetos selecionados  vão conectar  cidadãs e cidadãos a informações  apuradas e checadas de acordo com as boas práticas do jornalismo", afirma Malu Gonçalves, jornalista e head de Comunicação do YouTube Brasil.

Cada iniciativa do Jogo Limpo aborda a desinformação de uma perspectiva diferente. Dois deles são baseados em tecnologia, dois estão focados em alfabetização midiática e dois estão mobilizando parceiros e produzindo conteúdo para combater falsidades online. 

20220811ATUJOGOLIMPO ft - joão ramos7).jpg
Equipe do Amazônia Check, de O Liberal. Foto: João Ramos

Automatizando Fact-Checking

O Núcleo Jornalismo, com sede em São Paulo, lançou o BotPonto, um bot que é capaz de ler transcrições de vídeos e permitir checagem de fatos para que  jornalistas encontrem facilmente conteúdos que possam estar errados ou enganosos. O BotPonto aponta o exato minuto em que uma possível falsidade é declarada em um vídeo do YouTube e reduzirá o tempo gasto pela mídia para avaliar as gravações online. 

Aos Fatos, do Rio de Janeiro, vai dar a 1.000 jornalistas acesso ao Escriba, a ferramenta de voz para texto que a organização desenvolveu para ser usada em debates políticos. O Escriba diminui o processo de checagem de fatos e está conectado a um banco de dados que permite que seus usuários busquem conteúdo de diferentes eventos.

Alcançando Jovens Eleitores

O Instituto Vero, sediado no Rio de Janeiro, lançou o "Fake dói", um programa de alfabetização midiática voltado para eleitores adolescentes. A iniciativa visa ensinar os jovens brasileiros a usar as Open Source Intelligence Tools (OSINT) para detectar facilmente conteúdo falso que se torna viral. O Vero utilizará técnicas de gamificação como forma de engajar esse público crescente (os brasileiros podem votar aos 16 anos, mas o voto é obrigatório apenas para aqueles de 18 a 70 anos).

Reload Explica capitaneado pela Agência Pública tem como alvo o mesmo grupo demográfico. Preocupada com o desinteresse político dos adolescentes brasileiros, a ONG lança hoje um guia digital - feito de vídeos, infográficos e cartoons - focado em ensinar aos jovens como funciona a democracia. Apostando em um conteúdo explicativo bem feito, a Agência Pública quer chamar a atenção e fazer com que os adolescentes entendam o que está em jogo durante uma eleição.

Mobilização de Influenciadores e Parceiros

Redes Cordiais, com sede em Brasília, reuniu um grupo de 30 influenciadores digitais para participarem de treinamentos ministrados pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre como são contadas as cédulas, a tecnologia de votação e muito mais. Hoje, a iniciativa divulgará dados sobre o alcance e engajamento que esses influenciadores registraram até agora ao falar sobre urnas e processo de contagem de votos. A Redes Cordiais tem como objetivo manter o grupo de influenciadores – que pode atingir até 10 milhões de brasileiros – mobilizado durante a campanha.

Por fim, O Liberal, de Belém, anunciou oficialmente o Amazônia Check. A iniciativa combate a desinformação e o desconhecimento sobre a região amazônica. O projeto irá monitorar e checar as declarações dos candidatos à Presidência sobre a Amazônia, nas mais diferentes temáticas, como meio ambiente, biomas, população, índice de desenvolvimento humano, entre outras. Integrado ao projeto, O Liberal programou uma série de entrevistas com os candidatos para que os brasileiros conheçam as propostas e o conhecimento de cada um sobre a Amazônia. As entrevistas serão em "pool" com veículos de imprensa de todos os nove estados que compõem a Amazônia Legal e iniciam no dia 5 de Setembro, Dia da Amazônia. O conteúdo gerado pelo projeto Amazônia Check será também, replicado por uma forte rede de meios de comunicação locais.