GRAFISMO CORPORAL ASURINI, RIO XINGU, PARA, 35_JoaoRamid.jpg
FOTOGRAFIA

Diversidade da Amazônia é retratada pelo fotógrafo João Ramid

O artista é o convidado deste mês para a seção “Exposição Virtual”, do projeto Liberal Amazon, que apresenta e valoriza artistas que retratam a realidade amazônica

O Liberal

19/08/2022

A exposição virtual “Olhar Amazônico” recebe neste mês uma seleção de fotografias do paraense João Ramid, que em 25 imagens retrata a diversidade da Amazônia. O fotógrafo tem raízes na região desde a infância, quando conviveu com a família e amigos no Pará e Amapá, e construiu boa parte da carreira percorrendo os nove estados brasileiros que integram a Amazônia Legal, retratando segmentos como a gastronomia, cultura e arquitetura local.

A exposição virtual é um espaço dedicado do site do projeto Liberal Amazon que tem o objetivo de dar mais visibilidade para a produção fotográfica de profissionais que retratam a região. Além das imagens, o leitor também pode conhecer um breve perfil do autor e ter acesso aos contatos do artista.

Clique na foto abaixo para acessar a exposição virtual

TRILOGIA 1, MAO DE BRANCA COM INDIO ASURINI PINTADO DE JENIPAPO, RIO XINGU, PARA_MG_9325 copy.jpg
Foto João Ramid

A seleção de fotografias deste mês, de João Ramid, tem o objetivo de retratar os diferentes aspectos de sua carreira, que passa por muitos segmentos (fotojornalismo, publicidade, arquitetura e arte), mas sempre encontra um elemento em comum: a busca por expressar sua forma de ver o mundo através do que o profissional chama de "escrita da luz".

"Algo a que me dedico muito é o respeito à cultura dos locais que fotografo. Não consigo ir para um lugar novo a trabalho sem me aprofundar, fazer uma pesquisa prévia, porque acredito que fotografia é informação visual e, por isso, procuro sempre entregar conteúdo por meio das imagens”, explica.

Exposição de estreia - A exposição de estreia, publicada em julho no liberalamazon.com, foi do premiado fotógrafo paraense Luiz Braga. Na galeria do Liberal Amazon, Braga destaca que optou por apresentar obras em preto e branco. “[A produção em preto e branco] continua sendo feita, mas, nos anos 70, 80 e 90, fazia parte constante da minha obra. Então optei, após o convite, em fazer um recorte desse material. Ele é todo feito com filme, como se diz hoje, analógico”, explica. Confira neste link.